A Folia de Reis Estrela do Oriente tem uma origem bem antiga. Marluce, José Gomes, Seo Turino, Seo Manoel Dutra já saem em Folias de Reis há mais de 50 anos. Hoje são eles que tocam o grupo, aproximadamente desde 1995.
Fazem o giro pelas casas de amigos e parentes a partir do dia 24 de dezembro, noite de natal quando fazem o coroamento dos Três Reis e dos foliões. São cerca de 25 componentes, todos homens, meninos, jovens e idosos, com exceção da bandeireira Marluce (Maú), que também é a dona da Folia.
Circulam pelos bairros de Leopoldina, alguns distritos da zona rural como Ribeiro Junqueira e também costumam visitar cidades vizinhas tais como Recreio e São Domingos.
Todo ano, dia 06 de janeiro, dia de Reis cantam no cruzeiro no bairro Pirineus, local de origem do grupo.
Todo ano, dia 06 de janeiro, dia de Reis cantam no cruzeiro no bairro Pirineus, local de origem do grupo.
Tocam vários instrumentos: violas, violão, cavaquinho, bandolim, bumbo, caixa, pandeiro, triângulo, tarol, chocalho, agogô, afoxé, pandeiro meia-lua.
Os cantadores de frente e de resposta fazem a representação dos Três Reis: Gaspar, Baltazar e Brechó.
O palhaço da Folia é um dos destaques, seu nome é Rodrigo, apelido Canarim. É um dos melhores Palhaços da região, principalmente nos improvisos e no conhecimento dos fundamentos.
Terminam o giro no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, com uma festa muito caprichada e concorrida, reunindo toda comunidade e realizando os rituais de entrega da bandeira, perdão do palhaço e descoroamento dos Reis e foliões.
Saiba mais: