Cumbuca

Começamos o ano de 2011 com as bençãos dos Santos Reis, com os louvores das bandeiras de Folia e com a calorosa compania de tantos amigos e amigas.
Foi mais um ano do Festival de Folias de Reis das Palmeiras. Esse ano foi o XXVIII. Muito prestigiado tanto por foliões como pela assistência fiel que todos os anos comparece no CAC da pequena comunidade leopoldinense. Esse festival foi marcado pela ilustre visita de Afonso e Lúcia, da Casa de Santos Reis de Rio das Flores. Afonso, membro da Federação Fluminense de Reisados, agraciou a comunidade de foliões de Leopoldina com a homenagem, mais do que justa, à quase bicentenária Folia de Reis da Serra através da condecoração ao seo Nacionil, seu patriarca. Seo Nacionil, com seus 90 anos de idade e 75 anos de Folia de Reis, foi homenageado com a condecoração de "Faixa de mestre" e  a "Estrela Guia". Estas condecorações foram instituidas em 1997 pela Casa Santos Reis (Rio das Flores) com o apoio da Federação de Reisado do Estado do Rio de Janeiro. São concedidas aos mestres dos grupos de todo país com mais de 30 anos de participação nos grupos. Trata-se de uma forma de expressar reconhecimento pela dedicação e abnegação praticadas pelos MESTRES no cumprimento da missão assumida.





No dia seguinte, 20 de janeiro, fomos convidados pela Folia de Reis Estrela do Oriente para delicioso almoço na casa de dona Fátima e para o ritual de Entrega da Bandeira na casa de Maú, dona da Folia.
Foram momentos emocionantes que comoveu a todos e nos fez confirmar a força de nossa cultura popular e a seriedade com que o povo de Leopoldina, amante dessa cultura, participa da devoção aos Reis Magos.




0 comentários:

 
Creative Commons License
Creative Commons | Cumbuca.