Cumbuca


A Folia de Reis da Fazenda Niagara nasceu na Fazenda Niagara, no distrito de Abaíba, Leopoldina/MG. 
O mestre da Folia, João Ferreira da Silva, começou a acompanhar Folia de Reis com 12 anos. Com 20 anos assumiu a responsabilidade da Folia da Fazenda de Abaíba, na qual cantou por 12 anos. Mais tarde resolveu criar a própria Folia juntamente com os irmãos em 1976. Seo Joãozinho morou durante 39 anos no Rio de Janeiro, mas todo ano voltava para Abaíba para cantar no Folia, hoje, com 75 anos (nasceu em 1934) reside em Recreio, cidade próxima.
Sua irmã, Juraci Ferreira, uma das fundadoras, também nascida na Fazenda Niagara, é uma apaixonada pela Folia. Mesmo morando no Rio de Janeiro há muitos anos, também sempre retorna na época para trabalhar pela tradição, ela é responsável pelas roupas, capacetes, fitas, bandeira, etc e também canta de frente junto com os dois irmãos. Contou que um dia sua cunhada (esposa do Dengo) ficou muito doente e por isso fez uma promessa aos Três Reis: "eu ia sair uma noite, pra pagar tipo uma promessa, pra mim aquilo era um sacrifício sair à noite, mais ela se recuperou e tem 26 anos que eu saio, nunca mais deixei de sair. A minha história é essa."
Valdecir Ferreira, o Dengo, também nascido na Fazenda Niagara, ao contrário dos irmãos, nunca saiu de lá. Só agora, depois de aposentado, com 58 anos, é que foi morar em Abaíba. Folia pra ele, desde criança, 7 ou 8 anos: "vestia com 12 anos, escondido da minha mãe e do meu pai...". Começou na Folia vestindo de palhaço, mas hoje canta de frente com os irmãos. Ainda guarda a antiga máscara de palhaço: "quando eu for tem que enterrar junto...".
A Folia da Fazenda Niagara sai todos os anos na época de Reis e após a Jornada fazem a Entrega da Bandeira com uma grande festa para toda a comunidade.

0 comentários:

 
Creative Commons License
Creative Commons | Cumbuca.