Cumbuca

Fundada aproximadamente em 1816, segundo a memória dos mais velhos, por Francisco Luiz de Medeiros, ainda guarda a mesma bandeira original, ou melhor, o Registro dos Três Reis, que veio de Portugal. Sua liderança hoje é Sebastião Valério de Medeiros, filho de Tragino de Medeiros e de dona Ita (ainda viva e participativa).
A partir dessa folia bem antiga outras 6 Folias dela se originaram, fazendo com que ficasse conhecida como a mãe das Folias de Reis.
A Folia da Serra é um grupo familiar, cuja sede se localiza na comunidade da Serra dos Barbosa na região das Palmeiras, Leopoldina, Minas Gerais. A idade dos participantes é desde meninos de 8 a 10 anos até seo Nacionil hoje com 89 anos e com a mesma firmeza e participação em todos os dias do giro.
O grupo tem o costume de visitar casas de amigos e parentes moradores das mediações da comunidade entre os dias 31 e 06 de janeiro, dia em que fazem a Entrega da Bandeira com uma bela celebração que começa pela manhã e vai até o anoitecer.
Embora apenas os homens acompanhem a Folia durante a noite, com suas cantorias e instrumentos, as mulheres da família têm uma participação imprescindível na organização dos uniformes, das coroas e da alimentação, principalmente do almoço do dia 06 que é farto e saboroso, à moda da comida mineira do interior.
Dentre os instrumentos utilizados podemos encontrar: violas, violões, cavaquinhos, bumbo, caixa, pandeiro e um triângulo antigo que tem a mesma idade da bandeira. Suas toadas nos fazem viajar imaginativamente a um tempo passado, medieval e ibérico, em uma flutuação cósmica que desconsidera o tempo e o espaço.
Todos os anos participam do Festival de Folias de Reis das Palmeiras

Saber mais:

0 comentários:

 
Creative Commons License
Creative Commons | Cumbuca.